sábado, 13 de novembro de 2010

Hermafroditismo


      Animais que possuem tanto órgãos reprodutores femininos quanto masculinos são chamados de hermafroditas, e a condição é chamada de hermafroditismo.
Ao contrário do estado dióico, onde os dois sexos são separados, os hermafroditas são monóicos, o que significa que tanto os órgãos femininos quanto masculinos estão presentes no mesmo organismo. Muitos invertebrados sésseis, subterrâneos ou endoparasitos, como exemplo muitos platelmintos, alguns hidróides e anelídeos, todas as cracas e moluscos pulmonados, e uns poucos vertebrados, alguns peixes, são hermafroditas. Alguns hermafroditas fertilizam-se a si mesmo, mas a maior parte evita a autofertilização realizando trocas de células germinativas com m outro membro da mesma espécie.
Caracóis hermafroditas acasalando. Os caracóis pulmonados são hemafroditas "simultâneos". Durante o acasalamento cada parceiro insere seu pênis na abertura feminina do outro.

     Uma vantagem deste processo é que como todos os indivíduos produzem óvulos, uma espécie hermafrodita pode potencialmente produzir duas vezes mais descendentes do que uma espécie dióica, na qual metade dos indivíduos é constituída por machos não produtivos. Em alguns peixes, chamados de hermafroditas seqüenciais, os animais sofrem ao longo de sua vida uma mudança de sexo geneticamente programada. Em diversas espécies de peixes de corais, os animais iniciam a vida macho ou como fêmea, dependendo da espécie, e  mais tarde assumem o sexo oposto.

Fonte: Principios Básicos de Zoologia - 11º edição - Hickman, Roberts, Larson. (PG. 130)

2 comentários: