domingo, 28 de novembro de 2010

Animais Híbridos

      Hibridação é o processo de reprodução entre dois animais de espécies diferentes, quando isso for possível. Às espécies geradas através da hibridização, damos o nome de mestiços, ou simplesmente, animais híbridos.

sábado, 13 de novembro de 2010

Partenogênese


      A partenogênese é o termo utilizado para designar o desenvolvimento de um embrião, de qualquer ser vivo, sem a contribuição gênica paterna, ou seja, são fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem.

Hermafroditismo


      Animais que possuem tanto órgãos reprodutores femininos quanto masculinos são chamados de hermafroditas, e a condição é chamada de hermafroditismo.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estratégias de Reprodução

      Um dos problemas principais que os organismos vivos tiveram que resolver ao longo do processo evolutivo para tentarem "perpetuar" a espécie foi a da sobrevivência de um número suficiente de descendentes. Para além de eventuais situações de falta de alimentos e da predação, é necessário pensar que os recém-nascidos são geralmente muito mais sensíveis que os adultos às variações do meio ambiente, como a temperatura, ventos, correntes oceânicas, etc. As formas como os organismos resolveram esses problemas designam-se de estratégias reprodutivas. Em geral, os animais "concentraram" as suas atenções na proteção dos óvulos, dos embriões ou das crias. As plantas especializaram-se nas formas de disseminação dos produtos sexuais.

Reprodução Assexuda x Reprodução Sexuada

Reprodução Assexuada - Vantagens

  • Assegura a formação de clones.
  • Todos os indivíduos podem originar descendentes.
  • Processo rápido e com pequeno dispêndio de energia.
  • Um só indivíduo pode originar muitos descendentes.

Reprodução Assexuada - Desvantagens

  • A diversidade dos indivíduos produzidos é praticamente nula.
  • Difícil adaptação dos novos indivíduos a mudanças do meio.
  • Não favorece a evolução da espécie.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Diferentes Formas de Reprodução Assexuada

      As formas básicas de reprodução assexuada são fissão binária, gemulação e fragmentação.

Tipos de Reprodução

        A grande diversidade de seres vivos reflete-se nas formas de reprodução dos organismos, por isso pode-se encontrar inúmeros tipos de reprodução que são agrupados em duas categorias principais: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada.